Nesta
aula foi discutida a questão da avaliação feita no Brasil e em outros Países
mediante a matéria: “Repetência: um erro que se repete a cada ano” da Revista escola.
Diante deste fato começo
a seguinte pergunta Reprovar ou não
Reprovar?
Eis uma questão em que
todos os educadores deveriam se perguntar e não simplesmente sair praticando
pelas escolas. Mas, será que alguma vez
esses educadores, ao reprovar um aluno, já se fizeram as seguintes perguntas:
·
O que o meu aluno sentiu com esta
reprovação?
·
Quais os fatores que o levaram a ser um
aluno repetente?
·
Meu desempenho como professor contribui para sua reprovação?
·
Esta avaliação foi justa com este aluno?
· Será que não existem outros métodos de
avaliação em que não seja apenas por meio de uma prova? é necessário que haja uma profunda reflexão nesta questão, pois, do contrário, estaremos excluindo os alunos da escola e não os dando uma
chance de tornar seu futuro melhor.
Portanto,
antes de tudo, o papel da escola é de educar, dar suporte e o apoio necessário, com a finalidade de formar cidadãos mais críticos e preparados para o mundo. Não estou aqui defendendo o fim das
avaliações, defendo sim o fim de uma prova injusta em que é imposta aos alunos,
sem que estes tenham uma educação de qualidade, e não, uma educação dualista, onde há Escola para ricos e escola para os pobres.
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