quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aula 06

Nesta aula foi discutida a questão da avaliação feita no Brasil e em outros Países mediante a matéria: “Repetência: um erro que se repete a cada ano” da Revista escola.

Diante deste fato começo a seguinte pergunta Reprovar ou não Reprovar?
Eis uma questão em que todos os educadores deveriam se perguntar e não simplesmente sair praticando pelas escolas.  Mas, será que alguma vez esses educadores, ao reprovar um aluno, já se fizeram as seguintes perguntas:
·         O que o meu aluno sentiu com esta reprovação?
·         Quais os fatores que o levaram a ser um aluno repetente?
·         Meu desempenho como professor contribui para sua reprovação?
·         Esta avaliação foi justa com este aluno?



·      Será que não existem outros métodos de avaliação em que não seja apenas por meio de uma prova? é necessário que haja uma profunda reflexão nesta questão, pois,  do contrário, estaremos excluindo os alunos da escola e não os dando uma chance de tornar seu futuro melhor.
Portanto, antes de tudo, o papel da escola é de educar, dar suporte e o apoio necessário, com a finalidade de formar cidadãos mais críticos e preparados para o mundo.  Não estou aqui defendendo o fim das avaliações, defendo sim o fim de uma prova injusta em que é imposta aos alunos, sem que estes tenham uma educação de qualidade, e não,  uma educação dualista,  onde há  Escola para ricos e  escola para os  pobres




Nenhum comentário:

Postar um comentário