quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aula 07


Falando sobre a questão da reprovação ou não dos alunos na escola e ainda sobre o desempenho das escolas em relação ao aprendizado desses alunos em matemática e português, fui buscar dados sobre uma escola no município de Duque de Caxias, a fim de verificar como anda Ideb desta escola.

Os dados obtidos da pesquisa foram: 

 A escola vem apresentando um baixo índice do aprendizado dos alunos em português e matemática conforme quadro abaixo:
ANO
META
IDEB DA ESCOLA
SITUAÇÃO
2013
4,2
3,3
          Em  alerta
2011
3,8
3,5
Em  atenção
2009
3,5
2,7
Em  atenção
2007
3,4
3,1
Em  atenção

O que se observa, no entanto, através desses dados é que durante esse período, a escola não atingiu sua meta em nenhum desses anos, e no último ano (2013) a situação dessa escola entra em alerta, já que o Ideb da escola está bem abaixo da meta prevista pela escola. Os motivos para os resultados demonstrados neste quadro podem ser diversos, como: problemas relacionados à gestão da escola; baixo desempenho dos professores desta rede ou até a ausência destes, o que pode está relacionado a casos de violência na escola, baixo salários, falta de motivação, doença e descaso com esses alunos; falta de recursos como, por exemplo: infraestrutura ruim, espaços inadequados para as aulas, falta de: água, merenda escolar, materiais didáticos e pedagógicos para o melhor aprendizado dos alunos.
Enfim, podem ser inúmeros fatores que vêm contribuindo para que esta escola apresente esses dados ruins. Vale ressaltar, qual a finalidade desse sistema de avaliação? Como ele vem contribuindo para a melhoria dessas escolas?
   É necessário, portanto,  que as escolas possam buscar soluções de melhorias na qualidade do ensino, a fim de que venha garantir o aprendizado dos alunos no ensino da Língua portuguesa e da Matemática, com um fluxo escolar adequado.



Dados do Ideb do Colégio Estadual Duque de Caxias:                  http://www.qedu.org.br/escola/171380/ideb

Nenhum comentário:

Postar um comentário