segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

AULA 09

Desigualdades escolares e Desigualdades sociais
Analisando a figura acima podemos observar que as escolas vêm enfrentando diversos problemas em seu dia a dia, tanto da parte dos professores, assim como dos alunos que nela estão. Esse fato vem se arrastando ao longo dos anos, sem que haja uma intervenção eficaz do governo para resolver essa questão que, ao contrário disso, este vem isentando-se de suas obrigações apresentando-se apenas como regulador e fiscalizador do ensino através de seus métodos avaliativos, como por exemplo: Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA e Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ.
Desta forma, a responsabilidade dos resultados finais dessas provas, caem nos ombros dos professores e gestores das escolas. Através desse processo as escolas que atingirem suas metas recebem como incentivo do governo mais verba, já as escolas em que esse resultado não foi favorável, no entanto, não recebem o mesmo incentivo. A grande questão é,  será que todas essas escolas estão no mesmo patamar para atingirem suas metas, o contexto de alunos e professores favorecem para um melhor aprendizado desses alunos, pois do contrário,  esse método não passa de uma forma perversa do governo de avaliar educandos e educadores.
É necessário, portanto, que as escolas tenham mais apoio por parte do governo e que possam ter mais autonomia para trabalharem de acordo com suas realidades, a fim de promover um ensino de qualidade para seus alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário