segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Aula 09 - Continuação

De acordo com o texto de SEABRA (2009), podemos destacar a questão do papel da escola numa sociedade, visto que, o papel em que escola vem exercendo ao longo dos anos é na verdade, não a de um agente transformador da sociedade, mas sim de reprodutor de um sistema que, vem acentuando ainda mais as desigualdades escolares e sociais da sociedade. Ao passo que, ao invés de promover a igualdade de oportunidades para todos, esta vem cada vez mais segregando parte da população, sobretudo, a classe dos menos favorecidos. Diante deste problema, a escola necessita não aculturar seus alunos, mas, atuar na constituição de sua identidade, conforme afirmação do texto:

Não creio que se trate de mudar códigos, mas, de criar as condições necessárias para que a criança explore outras formas de significados, outros estilos de comunicação. […] esse código [restrito] é o meio através do qual a criança mostra a sua identidade, a autenticidade da comunidade cultural de que procede. […] O código deve ser respeitado pela escola e dele deve partir, a escola deve dar um reconhecimento legítimo ao código da criança, pois se o código escolar não permite a existência do código da criança esta afastará a escola inclusive antes que a escola a afaste. (OLIVEIRA, 1980 apud SEABRA, 2009, p. 91-92).

     Continuando a discussão sobre aprovação e reprovação na escola foi feita uma pesquisa pelo grupo de uma escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, rua Dr. Lassance Cunha, 63, Jardim Tropical,  no Município de Nova Iguaçu, RJ.

Analisando os dados de reprovação e aprovação e abandono da escola, o grupo conclui que, a escola vem trabalhando bem a questão de aumento do número de  aprovações na escola, bem como,  na diminuição dos índices de reprovação e abandono da escola.  Este fato, portanto, pode estar ligado a diversos fatores como: a mudança da gestão da escola, melhorias na infraestrutura da escola e também ao empenho dos professores e alunos nas aulas. Enfim, para uma melhor interpretação desses fenômenos ocorridos no período analisado, o grupo se propõe a fazer um estudo mais aprofundado, através da pesquisa de campo, entrevistando docentes e alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário