terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Aula 10

Sobre a questão de  aprovação e reprovação na escola, meu grupo entrevistou um aluno  do 5ºano da  escola  Municipal Professor Amazor Vieira Borges, rua Dr. Lassance Cunha, 63, Jardim Tropical,  no Município de Nova Iguaçu, RJ,  na qual segue abaixo.


Entrevista 
(1) Quantas vezes você foi reprovado?
Aluno: Uma vez só.

(2) Qual o motivo da reprovação?
Aluno: Eu ficava até tarde na rua brincando com os meus amigos e ficava muito cansado, porque eu brincava e corria muito.

(3) E os seus pais acordam você para ir à escola?
Aluno: Não, porque eles trabalham e acordam muito cedo e eu acordava sozinho, aí como eu estava cansado não ia pra escola.

(4) Como você se sentiu?
Aluno: Fiquei triste, porque eu vi os amigos da escola passarem e eu não e eu só brincava com eles quando estava na hora do recreio.

(5) Você gosta da escola onde estuda?  Por quê?
Aluno: Não, porque eu passei o 5º ano inteiro tendo aula de expressão numérica e era muito chato. A professora também era chata e brigava comigo mesmo sem eu está fazendo bagunça e ela não brigava com os meus colegas.

(6) Mas por que ela não brigava com os outros alunos?
Aluno: Ela não gostava de mim.


Ao analisarmos a entrevista feita com o aluno da escola podemos observar que faltou uma maior participação dos pais no cotidiano escolar da criança, fato esse que é tão importante para o desenvolvimento da criança. Outra questão observada durante a entrevista foi o fato do aluno se sentir injustiçado e rejeitado pela professora, o que demonstra que a escola não o acolheu devidamente, o que é extremamente importante para todas as crianças.


Um comentário:

  1. Mais uma vez a entrevista nos traz a questão da responsabilização do aluno pelo fracasso escolar. Porém, outro fato que nos chama à atenção é o desinteresse do aluno pela escola, classificando-a como um lugar chato. Tornar a escola um lugar interessante, aprazível a crianças e jovens é realmente um desafio aos educadores. Em muitos casos as escolas ainda possuem metodologias de ensino ultrapassadas e que não condizem com a realidade do aluno. Temos visto escolas que não possuem o suporte tecnológico essencial para proporcionar aos alunos aulas mais dinâmicas e atuais. O aluno em sua vida cotidiana faz constante uso de aparelhos tecnológicos que prendem sua atenção por horas, a escola por sua vez não possuindo tal tecnologia fica defasada, ultrapassada, não dando conta das demandas trazidas pelas muitas informações e conhecimentos que o aluno já traz em sua bagagem cultural.

    ResponderExcluir